Sobre o festival

O Festival Cultive Resistência é um encontro multicultural, libertário, que ocorre na Semente Negra, um espaço político cultural situado em meio a mata atlântica, em Peruibe/SP.

O Festival acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de março. Serão três dias de diálogos, palestras, oficinas, debates, música, momentos de compartilhamento, aprendizado, ensinamentos, reflexão e ação.  

Qual o motivo deste festival?

Queremos propor a destruição de um mundo onde Terra e Humanidade são coisas separadas, para que possamos reconhecer e sentir outros mundos, para que possamos construir um novo mundo para a coexistência de diferentes cosmovisões.

Unir aqui diversas experiências e ideias de resistência e liberdade que estão em todas as partes deste planeta. Punks, anarquistas, feministas, indígenas, moradoras de espaços ocupados, pessoas que compartilham experiências de lutas inspiradoras, que sugerem outro modo de estar e agir neste mundo.

Não é novidade que existe um mundo utópico na cabeça de muitas pessoas. Mas o que muitas destas mesmas pessoas não sabem, é que em algum lugar deste planeta, esta utopia existe e resiste. Afinal, se o capitalismo tem suas armas, nós também temos as nossas: solidariedade, apoio mútuo, música, livros, fanzines, mídias, ação direta, plantar nossa comida, consenso, relações horizontais, feminismo, queer, lutas sociais, veganismo, entre outras.
Se nos cegam os olhos para não vermos estas utopias sendo vividas é porque elas representam algum perigo e é para isto que chamamos este Festival, para sermos parte deste perigo. E se não conseguirmos ser este perigo, que este perigo nos destrua! Nos destrua para, assim como este mundo, possamos renascer como sementes que trincam concretos, como água que rompem barragens ou até mesmo como uma garrafa que voa iluminando por onde passa até incendiar seu alvo.
E, neste contexto, de forma totalmente auto gestionada e coletiva, que convidamos você para destruirmos e construirmos um novo mundo, afinal, recriar novos mundos é possível o tempo todo.

Como

participar

Venha fazer parte destes 03 dias inspiradores!
Queremos construir o conteúdo do Festival de forma coletiva e a mais inclusiva possível. E por isto estaremos recebendo propostas de atividades (palestras, oficinas, debates, bandas e qualquer outra atividade que venha colaborar para a construção destes 03 dias de inspiração e conspiração).

Seguimos os princípios do Faça Você Mesmo!

Conheça as ideias e princípios do Festival clicando aqui e, se o que você faz, tem a ver com estas ideias, envie sua proposta.
Queremos acessar o que está sendo feito em outros lugares, longe dos nossos olhos, queremos que estas ideias se aproximem no Festival.

Envio de propostas de atividades somente até o dia 15 de fevereiro de 2024!

Que nossos corpos e mentes sejam armas na luta por liberdade!

Ingressos antecipados

Encerrados!!

Os ingressos antecipados foram encerrados. Agora somente na portaria do festival. Até lá!

Ônibus para o Festival

Garanta sua vaga no ônibus (Empresa Piracicabana) que sairá do metrô Jabaquara/SP direto para a Semente Negra e a volta da Semente Negra direto para o metrô Jabaquara/SP. Clique no botão abaixo para saber mais e comprar seu lugar!

Valor de 110 reais já ida e volta!

 

Alimentação

Durante os 3 dias do Festival teremos a cozinha da Semente Negra com deliciosos pratos preparados com muito carinho, compaixão e inspiração.
Nossa cozinha é vegana, sem nenhum ingrediente de origem animal, procurando usar vegetais plantados pela comunidade local e, também, é uma cozinha autogestionada.
As pessoas que estarão na cozinha são voluntárias, que acreditam na proposta do evento e da importância de uma alimentação com qualidade.
Elas estarão envolvidas em cuidar da alimentação coletiva e nem sempre terão tempo ou cabeça para atender demandas individuais.
Não toleraremos maus tratos de forma alguma!
Teremos café da manhã, almoço, jantar, doces e lanches além do nosso bar que contará com mate, sucos e cervejas.
Prezamos sempre por valores acessíveis para que todas as pessoas possam estar aqui com a gente.

Hospedagem

Você poderá acampar ou procurar por pousadas próximas.

Camping

O acampamento é na Semente Negra, o próprio local do Festival!
A Semente Negra é um sítio e temos bastante espaço para as barracas durante os dias do Festival. Na área de acampamento temos banheiros e duchas, algumas tomadas, além de todo o suporte do próprio evento.
Não disponibilizamos cozinha, fogão, espaço na geladeira e nem utensílios. O acampamento é gratuito para quem for participar do festival. Pedimos que, na hora da sua inscrição, informe se irá acampar ou não.

Outras hospedagens

Para quem não vai acampar a região é cheia de pousadas e a maioria pode ser encontrada no site airbnb. Procure por pousadas na região do Guaraú ou reserva da Juréia-Itatins.
Do centro de Peruíbe até a Semente Negra são 10km e do Guaraú, bairro com diversas pousadas e chalés, a distância até a Semente Negra é de 4km.

Indicações de pousadas

Ong vida e surf 

Recanto Casa Verde

 

Como chegar

Espaço Cultural Semente Negra

A Semente Negra está localizada em meio a mata atlântica nas proximidades da Reserva Ecológica Júreia Itatins, na cidade de Peruibe, litoral sul do estado de São Paulo.

A Reserva Ecológica Júreia Itatins é um dos importantes remanescentes de mata atlântica do Brasil, mantendo uma das mais bonitas e importantes áreas de preservação de fauna e flora. Toda a região é permeado por praias, rios, cachoeiras e uma das matas com maior diversidade do mundo.

Próximo a Semente Negra estão a Cachoeira do Perequê, Cachoeira do Paraíso e Praia do Guaraú. Lembrando que em toda a região existem comunidades caiçaras e que o cuidado com as pessoas, a terra, plantas e animais se faz extremamente necessário.

Para chegar na Semente Negra:

Endereço: Estrada do Una, 3600 – Guaraú – Peruibe/SP

De transporte público:

– Pegue um ônibus até a cidade de Peruibe/SP, desça na rodoviária e, no ponto em frente, pegue o ônibus Barra do Una, desça em frente a Semente Negra. Atente-se aos horários dos ônibus, 07:10 h – 12:40 h – 18:30 h saindo do Centro até a Semente Negra.

De transporte próprio:

– Utilize o gps para chegar até a Semente Negra. Sugerimos utilizar o app maps pois os demais te enviarão para a numeração errada.

Programação

Nossa Programação está fechada! Confira como ficou incrível nossos 03 dias de Cultive Resistência. =)

Nossas Redes

Contato

festival@cultiveresistencia.org

Grupo Telegram